quinta-feira, 9 de junho de 2011

Amor e Dor.


A dor é um grande mistério, tal como o amor. Sem amor não se vive. Sem dor não se ama. Todos procuramos o coração que nos compreenda e a alma que nos console. Todos ansiamos por fazer a viagem acompanhados. Mas há destinos sem amor. Ninguém, todavia, quer sofrer. Ninguém anda à procura do tormento e da angústia. E, no entanto, não há destino sem dor. E este duplo mistério tem um só ritmo, porque é amando mais que se aprende a sofrer melhor, e é sofrendo mais que se aprende a amar melhor.
Assim, amor e dor são um fluxo e refluxo do mundo. O amor convida-nos com um sorriso, e, através dos prados floridos do prazer e da esperança, leva-nos a compreender a dor. A dor chama-nos com vozes diferentes, e, pelos caminhos da paciência e da renúncia, conduz-nos a um amor mais vasto.
O amor é a saudade do céu. A dor, a libertação da terra. Por isso, há em toda dor um pouco de céu, e, em todo amor, algo de terra. E são iniciações do destino, superações do próprio eu, expansões da consciência, incursões no infinito.
E, eternos, como eterno é o mundo, gerados no mesmo instante com igual palpitação de luz, acompanham-nos pela existência além e fundem-se ainda diante da morte. O amor reencontra-se na dor. A dor transforma-se em amor. Ambas se iluminam de esperança. Ambas se transfiguram na fé.



Hoje novamente recorri ao meu livro de cabeceira, "Antologia da Sabedoria". Este livro antigo, uma compilação de textos de autores incríveis, sempre me traz conforto, sabedoria e paz. Cada texto me serve em um momento exato. As palavras parecem que se encaixam às minhas necessidades espirituais, me trazendo algo bom.

Mais uma vez deixo para vocês um dos textos desse livro. Hoje, um texto de Nino Salvaneschi.

Os textos de Salvaneschi, esse fabuloso jornalista, poeta e escritor que faleceu em Turim, em 1968, aos 86 anos de idade, são textos sempre repletos de sabedoria, fé, espiritualidade e um amor que perpassa a vida. Um amor que é maior que a morte. Um amor que inunda os corações de quem tem o dom de reconhecer as jóias contidas em suas palavras.

Salvaneschi escreveu vários livros, todos incríveis e maravilhosos, cheios dessa sabedoria e desse amor que o acompanharam durante toda a vida. Escreveu até ser acometido de cegueira.
Depois de cego, já não podendo mais escrever, Nino Salvaneschi dedicou-se a trabalhar pelos cegos, o que fez até o fim de seus dias.

                              
Cada vez que leio um texto de Nino Salvaneschi, me sinto mais perto de Deus, acometida por uma paz que me embriaga o peito, que me acalma a alma.

O amor é o maior sentimento humano. Temos o dom de amar. Temos o dom de sofrer por amor. Temos o dom de nos entregar aos sentimentos. Acredito na felicidade que vem do amor. Acredito na felicidade que vem do dom de amar. E acredito que sofrer, sentir dor, chorar, se frustrar, perder, faz parte do aprendizado para que nos tornemos aptos ao amor. Não ao amor possessivo, mas ao amor que ultrapassa barreiras, ao amor doador, ao amor entrega... Esse que meus pais me ensinaram e que eu acredito ser o maior de todos os amores.

Espero que gostem do texto e que Nino Salvaneschi consiga tocar o coração de vocês como ele consegue tocar o meu. Trazendo a percepção do amor, da paz, da doação. E trazendo a calma e a quietude que eu experimento em cada linha que leio.

                   
"O amor é o caminho mais fácil para se chegar a realização. Quando amamos e somos amados, as dores ficam mais suportáveis, os espinhos ferem menos e as pedras no caminho viram grãos de areia que se esfarelam ao nosso passo.
Quando experimentamos o amor, fica bem fácil entender o porque da vida... Fica fácil entender a necessidade do toque, fica fácil entender a fragilidade do instante.
Quando o amor nos move, cada sentimento ganha poder, cada movimento ganha direção... As peças se encaixam e tudo passa a fazer sentido.
O amor é digno, puro e leve. O amor traz esperança à alma e aconchego ao coração.
Um abraço de amor pode fazer milagres. Um sorriso de amor pode inebriar almas. Uma palavra de amor pode tocar o mais duro dos seres e transformar sua vida em beleza e plenitude."

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário